• outubro

    18

    2017
  • 36
  • 0
OS PRINCIPAIS ERROS QUE PODEM COMPROMETER SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

OS PRINCIPAIS ERROS QUE PODEM COMPROMETER SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

O conceituado Eng. Edson Martinho, da Abracopel – associação parceira do Programa Casa Segura, alerta sobre os maiores erros que são capazes de compromete toda sua instalação elétrica.

Para que não ocorram problemas na instalação elétrica de sua residência é muito importante assegurar que nenhum erro ocorra durante o processo, pois o menor erro poderá resultar em graves problemas para você e sua família.

Sobrecargas que se tornam choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios podem acontecer se a instalação for efetuada “de qualquer maneira”, sem o acompanhamento ideal e sem os componentes corretos.

Um dos erros mais comuns que pode comprometer a integridade de sua instalação elétrica é a contratação de Profissionais não qualificados e não capacitados para efetuarem o serviço. Quando há uma “economia” de dinheiro optando pela não contratação de um engenheiro eletricista, também há a falta de um projeto elétrico devidamente elaborado, lembrando que todo imóvel deve ter um projeto elétrico elaborado de acordo com a Norma Técnica NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)- Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Desta maneira, o resultado final do projeto, com certeza, será uma instalação elétrica mal feita que coloca em risco a segurança de todos que residem no local.

Um outro problema, que também pode comprometer sua instalação elétrica, são os famosos “gatos”. Esse tipo de ligação, clandestina, normalmente é efetuada por pessoas não qualificadas e que, muitas vezes, não conhecem os conceitos fundamentais aplicados em uma instalação elétrica. É ai que mora o perigo, pois uma instalação elétrica mal elaborada e efetuada pode gerar riscos de vida aos moradores. Além dessa clandestinidade, outro erro grave são os fios e cabos espalhados pelo imóvel, comprometendo a beleza da residência e colocando em risco a vida dos moradores, pois um acidente como choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios são muito constantes nessas situações. Por esse motivo é sempre bom lembrar que os fios e cabos elétricos devem ser instalados dentro de eletrodutos, canaletas ou outro tipo de componente que seja específico para esta finalidade.

Também existem outros erros muito comuns verificados nas residências, como a utilização inadequada de benjamins e extensões, e a falta de aterramento. No caso do uso de benjamins e extensões, é muito comum vermos ligações de dois ou mais aparelhos em uma mesma tomada. Porém esta tomada, a principio, foi planejada para suportar uma corrente elétrica determinada, que acaba sendo ultrapassada quando é utilizado benjamins ou extensões. Este erro acaba gerando um aquecimento do circuito elétrico, além de sobrecarga e consumo elevado de energia. Neste caso, a solução seria implantar uma tomada para cada tipo de aparelho elétrico. Já no caso do aterramento, segundo a NBR 5410, o sistema de aterramento é um item de proteção obrigatório, pois ele é um item fundamental no sistema de proteção contra a queima dos equipamentos eletroeletrônicos bem como dos componentes da instalação elétrica.

Um ponto de atenção são os disjuntores não serem compatíveis com os fios e cabos elétricos. É muito comum a instalação de um disjuntores acima da capacidade dos condutores, porém quando isso é efetuado, não há a correta proteção dos cabos no caso de uma sobrecarga ou curto-circuito, deixando assim a instalação elétrica suscetível a incêndios e outros tipos de acidentes.

É importante estar atento também à instalação do Dispositivo DR, pois a falta deste componente obrigatório pode afetar a segurança das pessoas que moram no local, pois é o DR que efetua a proteção contra choques elétricos.

O ultimo erro, e o mais importante de todos, é sobre a falta de manutenção preventiva das instalações elétricas. É importante saber que a revisão da instalação elétrica do imóvel deve ser efetuada, no mínimo, dez anos após o termino de sua instalação, depois desse prazo, é recomendado verificar tudo a cada cinco anos.

Nunca se esqueça: Você é o único responsável pela sua segurança.

 

FONTE: Programa Casa Segura

 

O coração em paz dá vida ao corpo,
mas a inveja apodrece os ossos.
Provérbios 14:30

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
Tiago 3:16

Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
1 Pedro 2:1

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu comentário será publicado no prazo de 24 horas

Cancel reply

INVESTIMENTO GARANTIDO

Todos os nossos serviços contemplam a mais alta qualidade.

LIGUE AGORA
Últimas postagens
Mais vistos
Eletricista 24hs

Resolvemos os seus problemas elétricos na hora que você mais precisa! Entre em contato (11) 4701-5848 / (11) 9-8442-8826. Conheça Nossos Serviços.

Copyright © 2017 Eletricista 24Hs. All Rights Reserved . Developed by DURAESWEB