As características de um disjuntor DR, são dispositivos que protegem circuitos elétricos, permitindo desligar um circuito caso houver detecção de uma fuga de corrente.
Normalmente ele é armazenado em seu painel elétrico, geralmente localizado na entrada do seu apartamento ou casa.
Os engenheiros que desenvolveram esse sistema, visaram não apenas proteger os circuitos elétricos, mas sim proteger vidas. Sim, esses pequenos pedaços de plástico armazenados em seu painel elétrico, preservam o bom funcionamento do seu coração, evitando acidentes elétricos e até mesmo risco de morte.
O dispositivo DR possui um botão de teste, que simula uma fuga de corrente. É usado para testar o funcionamento do dispositivo, por questões de segurança. Os profissionais eletricistas recomendam fazer esse teste pelo menos uma vez por mês, para garantir a segurança.
Lembre-se para manter sua casa segura, é essencial ter um DR instalado em seu quadro elétrico, porém sua instalação deve estar de acordo com as normas técnicas, contrate nossos profissionais para verificarem e deixar sua casa segura. Deixe a instalação para os profissionais! Ligue para Eletricista 24hs®️ no telefone (11) 9-9163-7227 ou solicite um orçamento online é garantia de paz de espírito.
A distinção entre esses dois dispositivos de proteção, portanto, está em sua função. Porém, outro critério pode vir a diferenciá-los: o preço. Na verdade, um DR, seja qual for sua marca, é, em geral, mais caro do que um interruptor diferencial. Esta desigualdade de preços é explicada principalmente pela dupla proteção fornecida por um disjuntor diferencial.
DR – é uma abreviação de “DIFERENCIAL RESIDUAL”, é um jeito fácil encontrado para chamar o dispositivo.
IDR – é uma abreviação de INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL, protege contra fuga de corrente.
DDR – é uma abreviação de DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL, protege contra curto circuito, sobrecarga e fuga de corrente.
Desde a NBR 5410 (1997) dispositivos de corrente residual e aterramento são necessários para novas construções ou reparos em áreas úmidas, áreas externas, tomadas internas usadas para aparelhos externos, ou em áreas onde é mais provável a existência de água como banheiros e cozinhas.
Como muitas outras invenções, os disjuntores DR foram inventados por pessoas diferentes, em lugares diferentes, em momentos diferentes. O primeiro a desenvolver um disjuntor de circuito desse tipo parece ter sido o físico austríaco Gottfried Biegelmeier (1924–2007), que recebeu uma patente austríaca em 25 de abril de 1958.
O engenheiro elétrico americano Charles Dalziel (1904-1986) também salvou inúmeras vidas quando criou seu próprio disjuntor de circuito de falha de aterramento por volta de 1960. Ele começou a patentear a ideia em janeiro de 1961 (no pedido número 85.364) e finalmente obteve a patente em Outubro de 1965. Entre os benefícios da invenção que Dalziel listou estavam a sensibilidade à corrente alta o suficiente para proteger as pessoas contra eletrocussão, baixa corrente operacional e consumo de energia e uma quantidade mínima do que ele chamou de “disparo incômodo”.
Eletricidade é incrivelmente útil – mas pode ser incrivelmente perigosa também! Você sabia que leva apenas um quinto de segundo para uma forte corrente elétrica fluindo pelo seu coração e matá-lo? Isso deve fazer com que você pare para pensar se você usa equipamentos elétricos regularmente. Pense por um momento: se você estiver usando um secador de cabelo elétrico e acidentalmente cortar o cabo, a eletricidade terá que ir para algum lugar. Se o secador tiver uma caixa de metal, você está segurando-a e está com os pés no chão, há um risco muito alto de que seu corpo forme um “curto-circuito” – o caminho de menor resistência para a corrente fluir. Leva apenas um piscar de olhos para uma corrente que está lhe fazendo um favor mudar de ideia, passar por seu corpo e matá-lo. DR (dispositivo de corrente residual), desliga automaticamente as correntes parasitas antes que elas possam eletrocutá-lo, causar incêndios ou causar outros tipos de danos.
Alguns dos motivos mais comuns pelos quais seu disjuntor DR está desarmando são:
Se você não tiver certeza de como lidar com disjuntor diferencial (DR) com defeito, é melhor chamar um eletricista especialista imediatamente.
Um eletricista qualificado pode inspecionar seu sistema elétrico e identificar rapidamente quaisquer falhas ou problemas, consertando-os no local, sempre que possível, e garantindo a você e sua família a segurança em casa.
A preparação é a chave quando se trata de segurança contra choques elétrico – e isso significa trazer um eletricista a bordo para dar uma olhada em sua instalação elétrica para garantir que esteja adequado e seguro para uso.
Nossa equipe de eletricistas certificados pode ajudá-lo a identificar potenciais riscos de fuga de corrente em sua casa e defeitos em fios elétricos e tomadas, especialmente em casas mais antigas.
De tarefas simples, como um fusível queimado, até a religação elétrica doméstica completa, estamos aqui para garantir que sua casa ou empresa esteja segura. Também oferecemos serviços de eletricista após o expediente, o que significa que você estará coberto independentemente da hora ou do dia.
Ligue-nos a qualquer horário (11) 9-9163-7227 – melhor ainda, guarde o nosso número no seu whatsapp, porque nunca sabe quando poderá precisar dele!
Inscreva-se em nosso canal: https://www.youtube.com/c/Eletricista…
Siga o Eletricista 24hs® nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/eletricist…
Instagram: https://www.instagram.com/eletricista…
Twitter: https://twitter.com/eletricista24hs
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário.