Pular para o conteúdo

Eletricista 24hs®

Quem descobriu a eletricidade?

papagaio benjamin franklin

A descoberta da Eletricidade

Você já imaginou…
  • Quem descobriu a eletricidade?
  • Os povos antigos sabiam sobre eletricidade?
  • Que ideias sobre eletricidade Benjamin Franklin desenvolveu?

 

Como seria a vida sem eletricidade para alimentar seus videogames, programas de televisão, telefones e até mesmo as luzes à noite?

Basta pensar, sem eletricidade, você não seria capaz de desfrutar das maravilhas do dia à dia! Que pensamento horrível! 

Mas não se preocupe. A eletricidade existe e nos permite aproveitar a vida de muitas maneiras.

Quando o assunto é quem descobriu a eletricidade, Benjamin Franklin é uma das figuras da história mais famosas.

Visto que a eletricidade é uma força natural que existe em nosso mundo, ela não precisou ser inventada. 

No entanto, precisava ser descoberta e compreendido. 

A maioria das pessoas dá crédito a Benjamin Franklin pela descoberta da eletricidade.

 

Benjamin Franklin teve uma das maiores mentes científicas de seu tempo. 

Ele estava interessado em muitas áreas da ciência, fez muitas descobertas e inventou muitas coisas, incluindo óculos bifocais

Em meados de 1700, ele se interessou por eletricidade.

Benjamin Franklin foi o primeiro a descobrir eletricidade?

Estatua-benjamin-franklin
Estatua-benjamin-franklin

Benjamin Franklin não foi o primeiro a fazer esse tipo de experimento, e ele pode nem mesmo ter realizado. O que é verdade é que ele definitivamente não foi o primeiro cientista a estudar eletricidade. 

Como muitas dessas histórias perfeitamente empacotadas que se tornam mais e mais polidas ao longo das décadas, há muito mais na história do que aquilo que nos foi dito. 

Então, quais partes da história são verdadeiras e como Benjamin Franklin descobriu a eletricidade?

Experiência da pipa de Benjamin Franklin

Por volta do ano de 1750, Franklin recebeu um tubo de eletricidade do cientista Peter Collison, que despertou sua curiosidade já crescente em torno das partículas carregadas. 

Querendo confirmar sua suspeita de que o raio era uma grande faísca composta de partículas carregadas, ele enviou uma carta a Collison, explicando sua ideia para um experimento que puxaria um raio através de uma haste de 30 pés. 

Sua teoria era de que o raio era causado pela eletricidade, e que objetos de metal podiam ser usados ​​para atraí-lo para proteger casas e edifícios de serem atingidos. 

Como ele não conseguia descobrir uma maneira de colocar uma haste de 10 metros de altura no céu para o experimento funcionar, em 1752, ele apresentou um novo plano, o experimento com a pipa.

Os franceses na corrida da eletricidade

Entre os anos de 1750 e 1752, quando Franklin aprimorou os detalhes de seu experimento com raios, ele não sabia que sua carta a Collinson estava inspirando cientistas em Paris. 

O físico francês Thomas-François Dalibard estava determinado a testar a teoria de Franklin e, em 10 de maio de 1752, ele fez exatamente isso.

Exatamente um mês antes de Franklin supostamente empinar sua pipa em meio a uma tempestade, Dailbard usou uma haste de metal de 10 metros, aterrada com garrafas de vinho para extrair eletricidade de uma nuvem de tempestade baixa, provando que Franklin estava correto.

Então, Benjamin Franklin quem descobriu a eletricidade?

Nos anos seguintes, após o experimento bem-sucedido de Dailbard, Franklin publicou um artigo detalhando sua suposta aventura de pipa. 

Ele escreveu que, com a ajuda de seu filho William, amarrou uma corda molhada em uma pipa. Enquanto permanecia em um galpão próximo para se proteger da tempestade, para que a porção de barbante que ele segurava permanecesse seca, Franklin colocou uma chave de casa no barbante e um pote de Leiden

Agora sabemos, graças à ciência moderna, que se Franklin tivesse realmente conduzido seu experimento de pipa da maneira como a descreveu, ele estaria morto assim que o raio atingisse sua pipa. 

Em seu artigo, ele alegou que tocou a chave e sentiu uma faísca, embora a maioria dos cientistas diga que isso seria impossível, já que tocar na chave o teria retirado se ele ainda não tivesse morrido com o próprio raio. 

Para crédito de Franklin, alguns historiadores acreditam que suas observações originais foram mal interpretadas, e que a pipa acabou de pegar a acusação e não foi atingida diretamente.

Talvez nunca saibamos a verdade sobre aquela noite fatídica, mas sabemos que as ideias de Franklin realmente levaram a um experimento bem-sucedido de descoberta de eletricidade.

A eletricidade sempre foi fascinante...

Portanto, embora a história possa estar um pouco confusa, sabemos que o fascínio de Benjamin Franklin pela eletricidade inspirou muitos experimentos que levaram a mais conhecimento sobre partículas carregadas.

Nossa equipe da Eletricista 24hs® também é fascinada por eletricidade!

Estamos sempre à disposição para todas as suas necessidades elétricas domésticas, apenas não nos peça para empinar pipa em uma tempestade haha.

Precisando de eletricista urgente? Chame a Eletricista 24hs® e contrate os melhores eletricistas.

Ligue Whatsapp (11) 9-9163-7227 e contrate os melhores profissionais, equipe de eletricistas licenciados.

 

Inscreva-se em nosso canal:
Siga o Eletricista 24hs® nas redes sociais:

Você já imaginou…

  • Quem descobriu a eletricidade?
  • Os povos antigos sabiam sobre eletricidade?
  • Que ideias sobre eletricidade Benjamin Franklin desenvolveu?

Como seria a vida sem eletricidade para alimentar seus videogames, programas de televisão, telefones e até mesmo as luzes à noite?

Basta pensar, sem eletricidade, você não seria capaz de desfrutar das maravilhas do dia à dia! Que pensamento horrível! Mas não se preocupe. A eletricidade existe e nos permite aproveitar a vida de muitas maneiras.

Quando o assunto é quem descobriu a eletricidade, Benjamin Franklin é uma das figuras da história mais famosas.

Visto que a eletricidade é uma força natural que existe em nosso mundo, ela não precisou ser inventada. No entanto, precisava ser descoberta e compreendido. A maioria das pessoas dá crédito a Benjamin Franklin pela descoberta da eletricidade.

Benjamin Franklin teve uma das maiores mentes científicas de seu tempo. Ele estava interessado em muitas áreas da ciência, fez muitas descobertas e inventou muitas coisas, incluindo óculos bifocais. Em meados de 1700, ele se interessou por eletricidade.

Benjamin Franklin foi o primeiro a descobrir eletricidade?

Estatua benjamin franklin
Estatua benjamin franklin

Benjamin Franklin não foi o primeiro a fazer esse tipo de experimento, e ele pode nem mesmo ter realizado. O que é verdade é que ele definitivamente não foi o primeiro cientista a estudar eletricidade. Como muitas dessas histórias perfeitamente empacotadas que se tornam mais e mais polidas ao longo das décadas, há muito mais na história do que aquilo que nos foi dito. Então, quais partes da história são verdadeiras e como Benjamin Franklin descobriu a eletricidade?

Experiência da pipa de Benjamin Franklin

Por volta do ano de 1750, Franklin recebeu um tubo de eletricidade do cientista Peter Collison, que despertou sua curiosidade já crescente em torno das partículas carregadas. Querendo confirmar sua suspeita de que o raio era uma grande faísca composta de partículas carregadas, ele enviou uma carta a Collison, explicando sua ideia para um experimento que puxaria um raio através de uma haste de 30 pés. Sua teoria era de que o raio era causado pela eletricidade, e que objetos de metal podiam ser usados ​​para atraí-lo para proteger casas e edifícios de serem atingidos. Como ele não conseguia descobrir uma maneira de colocar uma haste de 10 metros de altura no céu para o experimento funcionar, em 1752, ele apresentou um novo plano, o experimento com a pipa.

Os franceses na corrida da eletricidade

Entre os anos de 1750 e 1752, quando Franklin aprimorou os detalhes de seu experimento com raios, ele não sabia que sua carta a Collinson estava inspirando cientistas em Paris. O físico francês Thomas-François Dalibard estava determinado a testar a teoria de Franklin e, em 10 de maio de 1752, ele fez exatamente isso. Exatamente um mês antes de Franklin supostamente empinar sua pipa em meio a uma tempestade, Dailbard usou uma haste de metal de 10 metros, aterrada com garrafas de vinho para extrair eletricidade de uma nuvem de tempestade baixa, provando que Franklin estava correto.

Então, Benjamin Franklin quem descobriu a eletricidade?

Nos anos seguintes, após o experimento bem-sucedido de Dailbard, Franklin publicou um artigo detalhando sua suposta aventura de pipa. Ele escreveu que, com a ajuda de seu filho William, amarrou uma corda molhada em uma pipa. Enquanto permanecia em um galpão próximo para se proteger da tempestade, para que a porção de barbante que ele segurava permanecesse seca, Franklin colocou uma chave de casa no barbante e um pote de Leiden. Agora sabemos, graças à ciência moderna, que se Franklin tivesse realmente conduzido seu experimento de pipa da maneira como a descreveu, ele estaria morto assim que o raio atingisse sua pipa. Em seu artigo, ele alegou que tocou a chave e sentiu uma faísca, embora a maioria dos cientistas diga que isso seria impossível, já que tocar na chave o teria retirado se ele ainda não tivesse morrido com o próprio raio. Para crédito de Franklin, alguns historiadores acreditam que suas observações originais foram mal interpretadas, e que a pipa acabou de pegar a acusação e não foi atingida diretamente. Talvez nunca saibamos a verdade sobre aquela noite fatídica, mas sabemos que as ideias de Franklin realmente levaram a um experimento bem-sucedido de descoberta de eletricidade.

A eletricidade sempre foi fascinante

Portanto, embora a história possa estar um pouco confusa, sabemos que o fascínio de Benjamin Franklin pela eletricidade inspirou muitos experimentos que levaram a mais conhecimento sobre partículas carregadas. Nossa equipe da Eletricista 24hs® também é fascinada por eletricidade! Estamos sempre à disposição para todas as suas necessidades elétricas domésticas, apenas não nos peça para empinar pipa em uma tempestade haha. Precisando de eletricista urgente? Chame a Eletricista 24hs® e contrate os melhores eletricistas.

Ligue Whatsapp (11) 9-9163-7227 e contrate os melhores profissionais, equipe de eletricistas licenciados.

Inscreva-se em nosso canal: https://www.youtube.com/c/Eletricista24hsBrasil

Siga o Eletricista 24hs® nas redes sociais:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/eletricista24hsoficial

Instagram: https://www.instagram.com/eletricista24hsoficial/

Twitter: https://twitter.com/eletricista24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua saúde e segurança são nossa maior prioridade Coronavírus (COVID-19)Clique aqui para nossas medidas de precaução.
ENVIAR MENSAGEM
Precisando de um eletricista?
Acabou a luz em seu estabelecimento?
Conte conosco! Estamos de plantão.
Eletricista 24hs® Assine e receba nossas Notificações.
Fechar
Permitir Notificações